Urologia

Disfunção Erétil

As Disfunções Sexuais mais comuns incluem a disfunção erétil, ou impotência sexual, e os problemas de ejaculção, ou disfunções ejaculatórias. São transtornos muito comuns e a maioria tem tratamento eficaz com medicações.

Disfunção erétil:

A disfunção erétil, popularmente chamada impotÊncia sexual, é a incapacidade do indivíduo em obter e/ou manter ereção suficiente para completar o ato sexual. Pode ter várias causas, desde transtornos psicológicos até doenças orgânicas. As doenças ou condições mais implicadas como causas da disfunção erétil são a hipertensão arterial, o diabetes melitus, a aterosclerose, o tabagismo, a obesidade e o estresse. Os problemas de relacionamento entre os parceiros são também considerados causas comuns.

O tratamento depende da causa, mas, em geral, baseia-se em medicamentos. Existem drogas orais e injetáveis. Quando não são eficazes, pode ser necessário o implante de próteses penianas. O controle adequado das doenças assosciadas e a mudança do estilo de vida dão fundamentais. Nos casos de transtornos psicológicos, a psicoterapia voltada para o problema é necessária.

Ejaculação rápida (precoce)

Pode afetar de 20 a 30% dos homens em alguma fase da vida. Acontece quando o homem não é capaz de controlar a ejaculação para que o casal consiga aproveitar a relação sexual.

É classisficada em primária quando a ejaculação rápida é notada nas primeiras relações sexuais. É secundária quando surge numa fase da vida após algum evento que marca o início das ejaculações rápidas.

O tratamento pode ser realizado com terapias comportamentais, terapia sexual, medicamentos orais e também pomadas, tipo anestésicos locais. É um problema crônico que, em geral, requer tratamento por tempo prolongado. Cerca de 70% dos pacientes obtêm melhora ou cura com o tratamento.

Ejaculação retardada

É a dificuldade para atingir a ejaculação sexual. Pode ter origem psicossexual ou orgância e também estar relacionada com disfunção erétil ou uso de antidepressivos. O tratamento adequado depdende da causa do problema.

Anorgasmia

Ocorre quando a pessoa não consegue atingir o orgasmo. Pode estar assosciada à ejaculação retardada. É pouco frequente e está relacionada ao uso de medicamentos antidepressivos e problemas psicológicos.

Ejaculação retrograda

Ocorre quando o homem atinge o orgasmo mas não emite o líquido espermático para o meio externo, e sim para a bexiga. Podemos encontrar o esperma misturado à urina, após o orgasmo. Pode aparecer em conjunto com doenças neurológicas, diabetes, traumas medulares (paraplegias) e as uso de certos medicamentos. Algumas cirurgias de próstata e grandes cirurgias abdominais podem causar tal alteração. O tratamento se baseia no uso de medicações especificas. Quando o tratamento com medicamentos não consegue corrigir o problema, é possível separar o esperma da urina colhida após o orgasmo para realizar fertilização assistida.

Fonte: SBU: Sociedade Brasileira de Urologia (Secção São Paulo)
www.sbu-sp.org.br

contato