Urologia

Litíase Urinária

• A formação de pedras nos rins acomete cerca de 6% da população. O risco de formação de outros cálculos após a primeira crise é de cerca de 50% em 5 anos.

• Existem vários fatores importantes para formação de cálculos: ambientais, climáticos, geográficos, tipo de ocupação, dieta com alto teor de proteínas e sal e baixa ingestão de água. Além disso, há fatores genéticos envolvidos, de modo que, em algumas famílias, podemos encontrar vários individuos portadores de cálculos.

• A forma de apresentação clínica mais comum é a cólica renal. O individuo normalmente apresenta dor intensa, tipo cólica, de inicio súbito, que se localiza na região lombar e irradia para o flanco e órgãos genitais.

• Os exames mais utilizados para a avaliação diagnóstica são o exame de urina, o ultrassom e o raio-X do abdome. Além desses, podem ser necessários tomografia computadorizada ou urografia excretora.

• A maioria dos cálculos é eliminada espontaneamente. É necessário o controle da dor, que é intensa e por vezes requer internação. Os fatores mais importantes que irão determinar qual tratamento será necessário são: tamanho e localização do cálculo; presença de infecção concomitante; controle da dor; e intensidade da obstrução do sistema urinário.

• O tratamento pode ser realizado com medicamentos, litotripsia externa por ondas de choque, cirurgias endoscópicas (pelo canal da uretra) e cirurgias clássicas (abertas). Se a opção for por tratamento intervencionista, a escolha do tipo de procedimento vai depender da posição e dureza do cálculo, anatomia do rim, índice de massa corpórea do paciente e dos sintomas clínicos.

• Em relação à prevenção da litíase urinária, independente da causa, é válido estimular o aumento da ingestão de água, de modo que o paciente possa urinar 1,5 a 2 litros por dia. Essa é a medida mais importante. Além disso, é recomendável moderar o consumo de sal e proteína animal e ingerir suco de limão diariamente. Manter-se ativo fisicamente também é importante. Alguns medicamentos para controle da eliminação urinária de cálcio e ácido úrico podem ser utilizados. A prevenção da formação de novos cálculos é muito importante e é eficaz em muitos pacientes.

Fonte: SBU: Sociedade Brasileira de Urologia (Secção São Paulo)
www.sbu-sp.org.br

contato